quinta-feira, 5 de junho de 2014
O retorno do jedi, estamos de volta e vamos falar de livros
Demorei um pouco pra atualizar o blog mas estou de volta, confesso que não sei se tem alguém que realmente segue o CwbMkt, mas mesmo assim peço desculpas pela demora.
Sem mais delongas, eu gostaria de compartilhar com vocês uma opinião minha sobre o futuro dos livros. Ler é uma atividade muito prazerosa, para alguns - pra mim é, e ajuda no desenvolvimento da pessoa. Bem, não quero falar dos benefícios da leitura, mas sim de como estamos usando os livros e como poderá ser em alguns anos.
A gente sabe que é muito legal e lindo ter uma estante recheada de livros dos assuntos que mais gostamos, mas por quanto tempo manteremos um grande punhado de livros nas prateleiras e estantes de casa? eu estive pensando sobre os livros que tenho, não são muitos, tenhos uns 100 livros na estante, e pensei que um dia todos eles vão defasar, principalmente os livros técnicos ou alguns de assuntos que sofrem constante mudanças.
Se eu me mudar de casa, de cidade, de país? como vou levar esta montureira de livros? é aí que entra a praticidade do tablet ou o e-reader, que podem armazenar todos os meus livros e supostamente ter uma durabilidade tão boa quanto o tangível e também depois de defasados, são fáceis de armazenar, não ocupando espaço físico.
Depois que eu comprei um iPad passei a consumir mais livros em formatos PDF e ePub, já havia lido alguns livros no computador, mas não tem a mesma praticidade de um tablet ou um e-reader. O fato é que ficou muito mais fácil ler um livro com as tecnologias que temos na era "pós PC", mesmo com um smartphone em mãos você pode ler um livro em qualquer lugar que esteja.
Eu fiz uma pesquisa rápida na web, apenas pra ver como estão as vendas de tablet e eBook no Brasil e descobri que o tablet vende muito mais e cresce a cada ano, o brasileiro não tem o hábito de ler vários livros por ano, por isso que as diversas funcionalidades que os tablete proporcionam chamam mais a atenção para os consumidores. Porém é muito mais fácil manter a atenção em um livro usando um e-reader que é focado para isso. Outra coisa curiosa que vi foi que mais de 70% dos leitores são das classes sociais B e C, consequentemente os que consomem mais livros.
Contudo, eu cheguei a conclusão que realmente vale a pena comprar e-Books e começar uma biblioteca virtual de livros, será muito mais fácil na minha logística, alguns livros posso encontrar em preços melhores do que em livrarias e também economiza algumas árvores, mas eu continuo comprando o velho e bom livro de papel, que tem aquela pegada inconfundível e aquele cheiro delicioso de novo. Parece que começou uma disputa de estante e eBook, você concorda?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário