Foto: autor desconhecido
Falei até agora de quem anda de carro, mas e quem tem que pegar ônibus? aqui em Curitiba existe uma linha que se chama "Inter 2" e é motivo de piada pra muita gente. Só quem anda de Inter 2 sabe do que estou falando, este é o famoso "sardinha", aquela enlatada, em horários de pico este ônibus faz o seu trajeto lotado, passa por 5 terminais e as pessoas se espremem para conseguir um lugar e chegar ao seu destino.
Foto: Inter 2
A cidade ganhará um Metro que atravessará a capital e terá 14 estações em sua primeira fase, também serão construídos bicicletários nos terminais de ônibus, com cerca de 60 vagas para os ciclistas e um bicicletário para até 1500 bicicletas no centro de Curitiba. A bicicleta já é um meio de transporte alternativo aqui na capital, que conta com uma das maiores ciclovias do Brasil, porém o projeto visa consolidar as magrelas como modal de transporte, implantando mais 300 quilômetros de vias cicláveis.
No bairro CIC será construído uma microrrede cicloviária, pois o bairro concentra um grande número de trabalhadores, a facilidade de transitar de bike ajudará no deslocamento destas pessoas e trará uma melhor qualidade de vida. Será criado um circuito interparques e muitos circuitos e trajetos de ciclorrotas, ciclofaixas, ciclovias e vias compartilhadas para pedestres e ciclistas, integrando com o transporte coletivo.
Curitiba ganhará trechos de ruas calmas, onde a velocidade máxima para os veículos de passeio será de 30km/h, onde a prioridade de deslocamento será das bicicletas. Será uma Curitiba repaginada, uma cidade modelo em qualidade de vida e transporte coletivo, pensado no bem estar das pessoas que moram aqui, para que possam ter um futuro melhor e uma cidade mais limpa, moderna e agradável. Este é um projeto a longo prazo, que foi aprovado agora e terá inicio em 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário