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terça-feira, 12 de novembro de 2013

Curitiba receberá R$5,3 bilhões em investimento para a mobilidade, o que ganharemos com isso?

Foto: autor desconhecido

Quem anda de carro em Curitiba sabe o que é sair cedo de casa para o trabalho e pegar um trânsito lento nos horários de pico, claro que não podemos comparar o trânsito daqui com o de São Paulo ou outras grandes cidades e megalópoles pelo mundo, a cidade já conta com 1,3 milhão de veículos particulares, dados do DETRAN/2013, estes que já superam o número de eleitores por aqui, que é de 1,2 milhão TRE/2013.

Falei até agora de quem anda de carro, mas e quem tem que pegar ônibus? aqui em Curitiba existe uma linha que se chama "Inter 2" e é motivo de piada pra muita gente. Só quem anda de Inter 2 sabe do que estou falando, este é o famoso "sardinha", aquela enlatada, em horários de pico este ônibus faz o seu trajeto lotado, passa por 5 terminais e as pessoas se espremem para conseguir um lugar e chegar ao seu destino.


Foto: Inter 2 

Curitiba sempre foi exemplo de transporte público urbano implementando o BRT (Bus Rapid Transit), sua rede integrada de trânsporte, os terminais de ônibus, onde as pessoas transitam por toda cidade pagando apenas 1 passagem (R$2,70) e o famoso ônibus Biarticulado, que foi implantado em várias cidades pelo mundo. São mais de 40 anos de planejamento e execução para a evolução urbana da cidade que agora ganha novo rumo com o anúncio de que Curitiba receberá investimentos de R$ 5 bilhões para o transporte coletivo da cidade, feito pela presidente Dilma Rousseff que esteve na capital paranaense no último mês.

A cidade ganhará um Metro que atravessará a capital e terá 14 estações em sua primeira fase, também serão construídos bicicletários nos terminais de ônibus, com cerca de 60 vagas para os ciclistas e um bicicletário para até 1500 bicicletas no centro de Curitiba. A bicicleta já é um meio de transporte alternativo aqui na capital, que conta com uma das maiores ciclovias do Brasil, porém o projeto visa consolidar as magrelas como modal de transporte, implantando mais 300 quilômetros de vias cicláveis. 

No bairro CIC será construído uma microrrede cicloviária, pois o bairro concentra um grande número de trabalhadores, a facilidade de transitar de bike ajudará no deslocamento destas pessoas e trará uma melhor qualidade de vida. Será criado um circuito interparques e muitos circuitos e trajetos de ciclorrotas, ciclofaixas, ciclovias e vias compartilhadas para pedestres e ciclistas, integrando com o transporte coletivo.



Curitiba ganhará trechos de ruas calmas, onde a velocidade máxima para os veículos de passeio será de 30km/h, onde a prioridade de deslocamento será das bicicletas. Será uma Curitiba repaginada, uma cidade modelo em qualidade de vida e transporte coletivo, pensado no bem estar das pessoas que moram aqui, para que possam ter um futuro melhor e uma cidade mais limpa, moderna e agradável. Este é um projeto a longo prazo, que foi aprovado agora e terá inicio em 2014.

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