O primeiro post deste blog teve o título: "Afinal, o que é marketing?", e em poucas linhas tentei tangibilizar ao máximo esta ciência que gera necessidades e produtos de todos os tipos. Sabemos que o marketing está em sua 3ª fase, conhecida como "Marketing 3.0", o Marketing colaborativo, cultural e espiritual. Mas antes de falar de Marketing 3.0, quero falar um poucos dos conceitos de Marketing 1.0 e 2.0.
O Há muitos anos atrás, na era industrial a tecnologia era basicamente equipamentos industriais, e o marketing tinha como papel vender os produtos da fábrica a quem quisesse comprá-los. O objetivo era servir o mercado de massa, ganhar em escala com produtos padronizados, visando reduzir os custos da produção para que estes fossem baratos e serem vendidos a mais compradores. Henry Ford é o exemplo clássico desta era, com seus carros de uma cor só e o marketing centrado no produto, marketing 1.0.
A era da informação e tecnologia faz com que o marketing evolua e seja mais elaborado. O marketing 2.0 surgiu quando os consumidores passaram a ser mais bem informados, com outras opções de produtos ou serviços, o cliente que define o valor do produto. Agora o profissional de marketing tem que criar um bom produto para um mercado segmentado. O cliente na maioria das vezes tem seus desejos realizados devido a grande quantidade de opções e o marketing 2.0 segue orientado para o cliente, deixando-os passivos diante das marcas que consomem.
Agora estamos vivendo o "Marketing 3.0", o marketing centrado no ser humano. Está é a era voltada para os valores, os clientes não são meros consumidores, eles possuem mente, coração e espirito. O consumidor tem sede de justiça social, econômica e ambiental e quer uma empresa ou marca que tratem as pessoas como seres humanos e que queiram transformar o mundo em um lugar melhor, hoje as pessoas buscam satisfação funcional, emocional e espiritual nos produtos que escolhem.
O marketing 3.0 também é orientado para o consumidor, porém aumentaram também as responsabilidades em termos de missão, visão e valores que as marcas tem que apresentar a todos, o objetivo é solucionar os problemas da sociedade e as empresas se diferenciam por seus valores. Hoje o consumidor possui muitas ferramentas para entender e expressar seus desejos e anseios, são colaborativos e compartilham boas e más notícias, culturais e inteligentes, sabem diferenciar o bom do ruim e são voltados para o espirito, possuem sonhos e objetivos e se importam com a sociedade e o planeta.
Fonte: Livro Marketing 3.0 de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.
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