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domingo, 18 de setembro de 2011

Comunicação de marketing, falar com o cliente é uma qualidade.

Fonte: Sapienza
Hoje o marketing exige muito mais do que apenas desenvolver um bom produto ou oferecer um excelente serviço a preços atraentes e torná-los acessíveis, mas também se comunicar com as partes interessadas, potenciais e com o público em geral. Para muitas empresas a dificuldade não é se comunicar e sim como se comunicar, pra quem dizer, o que dizer e com que freqüência.

A comunicação fica cada vez mais difícil com a grande quantidade de empresas que precisam BERRAR para chamar a atenção do público alvo. 

O profissional de marketing holístico está empregando de forma criativa diversas formas de comunicação. A Apple, por exemplo, maior empresa de tecnologia do mundo não utiliza propaganda televisiva para seus produtos e serviços, lança-os em locais exclusivos para depois ampliar o mercado e atingir novos consumidores e utiliza diversos meus de se comunicar com seu público alvo de uma maneira bem simples e eficaz.

Kotler diz que comunicação de marketing é o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores - direta ou indiretamente - sobre os produtos que comercializam. É esta comunicação que se faz de voz da marca por onde se estabelece um diálogo construindo o relacionamento com os consumidores. Não só para promover o produto mas para mostrar ao público como e porque o produto ou serviço são usados, pra qual tipo de pessoa, quando e onde. A comunicação de marketing colabora de diversas formas com o consumidor e as diversas mídias e meios de comunicação ajudam na hora de se comunicar com exatidão.

A comunicação é abrangente e o consumidor de hoje não é mais a presa fácil de antes, tem que saber usar os meios de comunicação, falar com clareza, ter ética e suprir as necessidades e expectativas do público alvo, a grande quantidade de concorrentes e os diversos meios de comunicação é a oportunidade de se diferenciar ou de ir a falência, até mesmo passar uma imagem negativa da empresa ou se promover, basta saber pra quem falar, onde falar, como, quando e com que freqüência.

O consumidor está cada vez mais esperto, para driblar o ruído e ter a atenção do seu público é preciso falar com precisão e excelência, se comunicar com exatidão e possuir um bom planejamento para invadir a mente deste que está sendo caçado por muitos e de várias formas, o consumidor.

Este texto foi publicado no Blog Pitacko's do profissional de marketing e professor Alceu Cruz.

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