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segunda-feira, 11 de abril de 2011

Marketing de Causas. O que podemos aprender com a nova campanha da Coca-Cola?


Todo mundo já deve ter visto o último comercial da Coca-Cola, "Razões para acreditar. Os bons são maioria" o novo tema da campanha "Abra a Felicidade", que trás uma visão positiva da vida em vista aos acontecimentos negativos que acontecem no mundo.
A Coca-Cola sempre foi bem classificada por sua responsabilidade social, porém este comercial, veiculado em várias mídias no mundo todo, mostra seu lado responsável-social com maior clareza a todo o público. O vídeo aborda as extremidades do positivo e o negativo, com a supremacia da positividade, entre os exemplos citados, destaca-se o comprometimento dos brasileiros com a reciclagem, a mensagem diz: "Enquanto alguns destroem o meio ambiente, 98% das latinhas de alumínio são recicladas no Brasil". A trilha sonora do clip chama atenção pois é composta pelos Garotos do coro Young People`s Chorus, de Nova Iorque, e interpretam a canção "Whatever", da banda Oasis.
Este comercial faz parte da campanha de 125 anos que a Coca-Cola faz em 2011 e mostra um exemplo simples de Marketing de causas.
As empresas estão misturando suas iniciativas de responsabilidade social corporativa a suas atividades de Marketing, e isso a Coca-Cola faz muito bem, o comercial mexe com as pessoas, faz acreditar realmente que é possível, uma campanha bem elaborada de Marketing atinge seu objetivo com clareza, como neste comercial.
Por que o Marketing de causas?



Segundo Philip Kotler (Adm. Marketing, 714) Marketing de causas relaciona as contribuições da empresa em prol de determinada causa com a disposição dos clientes para manter transações com essa empresa e, assim, gerar receita para ela. Este também possui um objetivo não econômico, que é o bem-estar social.
O Marketing de causas surgiu na década
de 80, porém agora aparece com mais frequência e notoriedade, a comunicação integrada com as várias mídias sociais ajudaram na sua expansão, divulgação, a fácil veiculação podendo atingir muitos públicos diferentes.
É nítido a humanização das empresas e a marca que investir em causas sociais como, campanhas educacionais, doações para entidades beneficentes, preservação do planeta e muitas outras, estará a frente neste quesito que se torna importante para amanutênção da marca e sua brand equity.
É importante salientar aqui a diferença de Marketing de causas e Marketing social. Enquanto o Marketing de causas é feito por empresa para apoiar determinada causa, o Marketing social é feito por uma organização não lucrativa ou governamental para promover uma causa.
Os benefícios que trazem este tipo de Marketing são de grande importância para a brand equity da empresa, como, melhorar o bem estar social, criar fortes laços com os consumidores da marca, cria um posicionamento diferenciado, aprimorar a imagem pública da empresa, melhorar o clima interno, impulsionar as vendas entre outros benefícios.
Porém nem tudo é um mar de rosas, a empresa precisa saber escolher a causa certa para sua marca ou produto, ter uma estratégia bem elaborada, criar uma equipe diversificada para o projeto, fortalecer os relacionamentos com ONGs, ser coerente com seu próprio discurso, não ficar em silêncio e ter muito cuidado.

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4 comentários:

Anônimo disse...

Muito Bonita a propaganda da Coca-Cola, depois de assistir agente fica até mais feliz e com vontade de tomar uma coca bem gelada,é um grande sinal que a propaganda dá resultado!!Porém,não podemos nos deixar levar por propagandas, pois tem total intuito de nos ludibriar.Qual a relação que existe em: a cada arma fabricada no mundo 20 mil pessoas tomam coca-cola.. e daí??coca-cola faz bem a saude?coca-cola ensina a ler e escrever???98% da latinhas são recicladas...quem é que faz a reciclagem??equipes especializadas da coca-cola??NÃO,na maioria das vezes são crianças que deveriam estar na escola mas para ajudar os pais acabam tendo que trabalhar...Precisamos cair na real....propagandas de cunho social são uma enganação, para a coca-cola seria interessante que a cada arma fabricada se consumisse 100,200 cocas....Objetivo das empresas é lucro minha gente!!!...o que eu aprendi com a propaganda da coca????aprendi que cada vez mais as empresas buscam alternativas para terem mais lucro,a moda do momento são as apelaçoes em carater social e ambiental.É lindo, porém uma farsa!!Parabéns ao pessoal do blog, belo trabalho.
Ass: C.P

Michel Dieps disse...

C.P

Legal saber a sua opinião, você está certíssimo(a), por trás da beleza vem a manipulação. O papel do Marketing é gerar lucro e isso a Coca-Cola faz bem. Poucas pessoas possuem a visão que você tem e saber disso é importante para não ser passado pra trás.
Seja bem vindo(a) e obrigado pela visita.
Estamos juntos e conectados!
Michel Dieps

duda disse...

Irado esse comercial, aqui na Franca eu ainda nao tinha visto....essa forma positiva de viver a vida me vez lembrar de uma carta que a cantora Ana Carolina leu....segue o link: http://www.google.fr/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CCIQtwIwAQ&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DcWG9CRJk9QQ&ei=enGnTcnqGsmzhAfOhLGcDQ&usg=AFQjCNHp9Ie3q4C18Y0BpCv2RuwA2Glc4Q&sig2=yIYjAYXy8OUHRst5IaMxnw

Coleta Coletiva disse...

muito bom