Páginas

sábado, 9 de abril de 2011

Transmídia. Qual a importância? Marketing e comunicação com o público alvo

Quero destacar um assunto que está mudando o modo como as marcas e empresas se comunicam com os consumidores.
Você já deve ter ouvido falar em Transmídia. Nestes últimos anos vem surgindo centenas de plataformas de comunicação com o avanço das novas tecnologias. Uma revista por exemplo, também pode ser lida através do smartphone ou tablet, em PDF ou pelo site, sua comunicação de divulgação pode ser feitas por estes meios e pela tv, jornal, rádio, outdoor, sms, site, youtube, twitter, facebook, e-mail, merchandising e outras fontes de comunicação. Transmídia portanto é a conexão das mídias em favor de sua causa, cada uma transmitindo com linguagens específicas a mesma mensagem, atingindo diversos públicos. 
A definição de Transmídia da Eliana Pereira, editora de redação do jornal Meio & Mensagem também possui uma definição simples e fácil de entender:
Transmídia é a criação de inúmeras ferramentas de acesso e a geração de novos focos de interesse, que são os atuais movimentos da indústria de entretenimento e publicidade. Tudo isto é pensando em termos estratégicos: abordar conteúdos em diversas mídias, gerar interação e envolvimento, impactar o maior número de pessoas das mais variadas formas e, com isso, obter o maior lucro possível.
Cada vez mais usa-se este tipo de comunicação, as gerações conectadas estão aí, a geração Y por exemplo, está preparada para atender estes consumidores antenados, altamente exigentes e difícil de se fazer engajar. A geração C chega com conhecimento e informação, possuem opinião própria e procuram histórias relevantes para entreter. 
A Transmídia usa a arte de criar mundos, faz do espectador, um participante, torna a mensagem uma história contínua, não possui repetição entre as mídias onde é vinculada, possui conteúdo profundo e acontece em tempo real, proporcionando ao cliente novas possibilidades e experiências. 
Este contexto propicia ao branding de uma empresa um leque maior de opções de comunicação com o público alvo proporcionando interação diferenciada entre marca e consumidor, uma empresa que usa isso com qualidade é  a TECNISA, utilizando a comunicação com links patrocinados, aplicativos para iPhone, redes-sociais e mídias de massa com mensagem original ao invés de adaptada, construindo sua brand na mente do consumidor.

Fonte: e-Book "Mídias Sociais"

O que achou do assunto? Sua empresa ou marca trabalham com transmídia? Comente abaixo, saber a sua opinião é importante pra nós!


@MichelDieps


Nenhum comentário: