Todo mundo já deve ter visto o último comercial da Coca-Cola, "Razões para acreditar. Os bons são maioria" o novo tema da campanha "Abra a Felicidade", que trás uma visão positiva da vida em vista aos acontecimentos negativos que acontecem no mundo.
A Coca-Cola sempre foi bem classificada por sua responsabilidade social, porém este comercial, veiculado em várias mídias no mundo todo, mostra seu lado responsável-social com maior clareza a todo o público. O vídeo aborda as extremidades do positivo e o negativo, com a supremacia da positividade, entre os exemplos citados, destaca-se o comprometimento dos brasileiros com a reciclagem, a mensagem diz: "Enquanto alguns destroem o meio ambiente, 98% das latinhas de alumínio são recicladas no Brasil". A trilha sonora do clip chama atenção pois é composta pelos Garotos do coro Young People`s Chorus, de Nova Iorque, e interpretam a canção "Whatever", da banda Oasis.
Este comercial faz parte da campanha de 125 anos que a Coca-Cola faz em 2011 e mostra um exemplo simples de Marketing de causas.
As empresas estão misturando suas iniciativas de responsabilidade social corporativa a suas atividades de Marketing, e isso a Coca-Cola faz muito bem, o comercial mexe com as pessoas, faz acreditar realmente que é possível, uma campanha bem elaborada de Marketing atinge seu objetivo com clareza, como neste comercial.
Segundo Philip Kotler (Adm. Marketing, 714) Marketing de causas relaciona as contribuições da empresa em prol de determinada causa com a disposição dos clientes para manter transações com essa empresa e, assim, gerar receita para ela. Este também possui um objetivo não econômico, que é o bem-estar social.
O Marketing de causas surgiu na década
de 80, porém agora aparece com mais frequência e notoriedade, a comunicação integrada com as várias mídias sociais ajudaram na sua expansão, divulgação, a fácil veiculação podendo atingir muitos públicos diferentes.
O Marketing de causas surgiu na década
de 80, porém agora aparece com mais frequência e notoriedade, a comunicação integrada com as várias mídias sociais ajudaram na sua expansão, divulgação, a fácil veiculação podendo atingir muitos públicos diferentes.
É nítido a humanização das empresas e a marca que investir em causas sociais como, campanhas educacionais, doações para entidades beneficentes, preservação do planeta e muitas outras, estará a frente neste quesito que se torna importante para amanutênção da marca e sua brand equity.
É importante salientar aqui a diferença de Marketing de causas e Marketing social. Enquanto o Marketing de causas é feito por empresa para apoiar determinada causa, o Marketing social é feito por uma organização não lucrativa ou governamental para promover uma causa.
Os benefícios que trazem este tipo de Marketing são de grande importância para a brand equity da empresa, como, melhorar o bem estar social, criar fortes laços com os consumidores da marca, cria um posicionamento diferenciado, aprimorar a imagem pública da empresa, melhorar o clima interno, impulsionar as vendas entre outros benefícios.
Porém nem tudo é um mar de rosas, a empresa precisa saber escolher a causa certa para sua marca ou produto, ter uma estratégia bem elaborada, criar uma equipe diversificada para o projeto, fortalecer os relacionamentos com ONGs, ser coerente com seu próprio discurso, não ficar em silêncio e ter muito cuidado.
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4 comentários:
Muito Bonita a propaganda da Coca-Cola, depois de assistir agente fica até mais feliz e com vontade de tomar uma coca bem gelada,é um grande sinal que a propaganda dá resultado!!Porém,não podemos nos deixar levar por propagandas, pois tem total intuito de nos ludibriar.Qual a relação que existe em: a cada arma fabricada no mundo 20 mil pessoas tomam coca-cola.. e daí??coca-cola faz bem a saude?coca-cola ensina a ler e escrever???98% da latinhas são recicladas...quem é que faz a reciclagem??equipes especializadas da coca-cola??NÃO,na maioria das vezes são crianças que deveriam estar na escola mas para ajudar os pais acabam tendo que trabalhar...Precisamos cair na real....propagandas de cunho social são uma enganação, para a coca-cola seria interessante que a cada arma fabricada se consumisse 100,200 cocas....Objetivo das empresas é lucro minha gente!!!...o que eu aprendi com a propaganda da coca????aprendi que cada vez mais as empresas buscam alternativas para terem mais lucro,a moda do momento são as apelaçoes em carater social e ambiental.É lindo, porém uma farsa!!Parabéns ao pessoal do blog, belo trabalho.
Ass: C.P
C.P
Legal saber a sua opinião, você está certíssimo(a), por trás da beleza vem a manipulação. O papel do Marketing é gerar lucro e isso a Coca-Cola faz bem. Poucas pessoas possuem a visão que você tem e saber disso é importante para não ser passado pra trás.
Seja bem vindo(a) e obrigado pela visita.
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Michel Dieps
Irado esse comercial, aqui na Franca eu ainda nao tinha visto....essa forma positiva de viver a vida me vez lembrar de uma carta que a cantora Ana Carolina leu....segue o link: http://www.google.fr/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CCIQtwIwAQ&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DcWG9CRJk9QQ&ei=enGnTcnqGsmzhAfOhLGcDQ&usg=AFQjCNHp9Ie3q4C18Y0BpCv2RuwA2Glc4Q&sig2=yIYjAYXy8OUHRst5IaMxnw
muito bom
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