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quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A força do merchandising

Foto: youmaylike

Imagine-se entrando em um estabelecimento em que os produtos de limpeza estão juntos com alimentos, mal iluminados, com um cheiro ruim e corredores cheios de caixas. Isto não acontece na maioria dos estabelecimentos porque são utilizadas as técnicas de merchandising, que nada mais é que um conjunto de técnicas que visam influenciar o consumidor através de um destaque, assim acelerando a sua rotatividade. Porém o merchandising é interpretado como qualquer atividade que dê ênfase ao produto (embalagem, propaganda, preço e etc.) com o propósito de aumentar vendas.

As técnicas mais utilizadas no merchandising são:

Exibitécnica, trata-se da exposição e disposição dos produtos assim tornando-o sugestivo ao consumo.

Cross-merchandising nada mais é do que a utilização de associação, como no final do corredor de um supermercado, que fica o açougue ao lado carvão, sal grosso e grelha.

Preço, quem nunca deixou de levar um produto porque esse estava sem o valor marcado, nesse tempo que o consumidor está pensando ele perde o impulso da compra ou simplesmente acredita que é muito caro.

Na comunicação visual de uma loja é importante levar em consideração letreiros indicativos, placas decorativas, banner com informação de produtos com o propósito de informação, chamar a atenção para a comunicação precisa ser simples com poucas palavras e uma fonte simples.

            Além dessas estratégias acima o merchandising também é displays, embalagem, cor, som, luz, aroma, promoção, propaganda, publicidade, layout da loja e vitrine. O merchandising é importante para a rotatividade de produtos e assim lucratividade.

/via Administradores

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