Foto: youmaylike
Imagine-se entrando em um estabelecimento em que os produtos de limpeza
estão juntos com alimentos, mal iluminados, com um cheiro ruim e corredores
cheios de caixas. Isto não acontece na maioria dos estabelecimentos porque são utilizadas
as técnicas de merchandising, que nada mais é que um conjunto de técnicas que visam influenciar o consumidor através de um destaque, assim acelerando a sua
rotatividade. Porém o merchandising é interpretado como qualquer atividade que
dê ênfase ao produto (embalagem, propaganda, preço e etc.) com o propósito de
aumentar vendas.
As técnicas mais utilizadas no merchandising são:
Exibitécnica, trata-se da exposição e disposição dos produtos assim
tornando-o sugestivo ao consumo.
Cross-merchandising nada mais é do que a utilização de associação, como no final do corredor de um supermercado, que fica o açougue ao lado
carvão, sal grosso e grelha.
Preço, quem nunca deixou de levar um produto porque esse estava sem o
valor marcado, nesse tempo que o consumidor está pensando ele perde o impulso da
compra ou simplesmente acredita que é muito caro.
Na comunicação visual de uma loja é importante levar em consideração
letreiros indicativos, placas decorativas, banner com informação de produtos
com o propósito de informação, chamar a atenção para a comunicação precisa ser simples
com poucas palavras e uma fonte simples.
Além dessas estratégias acima o
merchandising também é displays, embalagem, cor, som, luz, aroma, promoção,
propaganda, publicidade, layout da loja e vitrine. O merchandising é importante
para a rotatividade de produtos e assim lucratividade.
/via Administradores
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