Neuromarketing
é um campo que estuda a essência do comportamento de um consumidor, uma parte
chave no entendimento lógico do consumo através das reações neurológicas a
determinados estímulos externos, visando entender desejos, impulsos e motivações
das pessoas. Com o avanço da ciência já conhecemos certas áreas do cérebro que
são responsáveis por determinados tipos de reações físicas e emocionais.
Um
exemplo de neuromarketing aplicada de forma fácil em grandes lojas e
supermercados é o sentido anti-horário, a loja é projetada para que o consumidor
siga esse sentido, pois nesta direção o cliente fica mais a vontade porque é
mais natural para o cérebro assim colaborando para que ele fique mais tempo na
loja e gaste até 7% mais.
A
forma que o preço é exposto também influencia na decisão de compra do consumidor, a
melhor maneira de atrair a atenção é a simplificação, tirar os
símbolos da frente dos números, é mais fácil comprar
um produto de R$10,00 por R$8,00 do que vender um produto de R$10,00 por R$7,98 assim fica mais fácil de calcular o desconto rapidamente.
No
caso de empresas de Fast Food o vermelho estimula o apetite do cliente este fica
com mais fome e come rapidamente dando espaço para outro cliente, pequenas
ações que passam despercebidas pelos clientes.
FONTE: UOL
NOTÍCIAS - ECONOMIA
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