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segunda-feira, 7 de maio de 2012

Alguma coisa mudou nas capacidades que os consumidores e empresas possuem.

Tudo mudou quando pensamos nas capacidades que os consumidores e as empresas possuem no dias de hoje, a revolução digital tem parte nisso. Pensamos no que os consumidores possuem, que não tinham antes?

A informação está na mão de todos. Pode-se ler o que quiser, em qualquer língua, sobre milhares de assuntos. Temos muitos meios de comunicação, que permitem a informação à mão e, a qualquer hora ou lugar.

Qualquer pessoa consegue comprar o que quiser, sem ao menos sair de casa. Posso usar o telefone ou a internet, fazer o meu pedido e recebê-lo em poucas horas. O consumidor de hoje, consegue obter todas as informações necessárias pela internet e outros meios e ir em uma loja física apenas para comprar o produto, ou, ir à loja experimentar e conhecer o produto pessoalmente e depois ir para casa fazer a sua compra.

Os consumidores estão se comunicando mais entre eles com as salas de bate papo, específicas, onde trocam opiniões e experiências, fóruns e grupos em redes sociais trazem a facilidade de comunicação e um poder maior do boca-a-boca.

Hoje é possível comprar quase tudo pela internet, temos uma maior variedade de bens e serviços disponíveis, e alguns produtos ou serviços, ainda  contam com uma variedade, está que deixa o consumidor tranqüilo para fazer a sua escolha. O cliente não precisa mais se incomodar em ter que sair de casa para comprar algo que tenha em poucos cliques, pode economizar dinheiro com isso, evita ter que conversar com o vendedor quando não quer ou tem as informações necessárias para se fazer a  compra certa à mão.

As grandes marcas e empresas sabem muito bem disto e estão se moldando às novas capacidades do consumidor, que possui cada vez mais opções, de maneira simples e rápida. A marca que falar corretamente com o consumidor e oferecer o "melhor custo benefício, estará fazendo o seu papel na luta pela mente do cliente.

Para escrever este artigo, eu li um pouco de "Adm. de Marketing" e "Marketing 3.0, do Kotler, e "A Alma do Novo Consumidor" de David Lewis e Darren Bridges.



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