A orientação do marketing é baseada em foco no consumidor, sendo assim o mercadólogo precisa transformar dados em informação, esta em conhecimento, este em inovação e inovação em valor.
Segmentar é dividir o mercado em grupos de consumidores potenciais, com características semelhantes que exibirão comportamento de compra similar, atender as expectativas de um nicho específico, fazendo isso é mais fácil obter sucesso e satisfação.
Segmentar é fazer escolhas estratégicas, nem todo mundo é consumidor potencial para tudo que é oferecido, isso te ajuda a projetar produtos e serviços que atendam as necessidades do mercado, na elaboração de estratégias promocionais, a entender melhor a concorrência e a promover insights que ajudarão em suas estratégias de marketing.
Pra isso existem alguns critérios de segmentação que deverão ser estudados, como suas variáveis:
Pra isso existem alguns critérios de segmentação que deverão ser estudados, como suas variáveis:
Geografica > região, cidade, densidade, área, etc;
Demográfica > Idade, renda, ocupação, grau de instrução, etc;
Psicográfica > Estilo de vida, personalidade, valores, cultura, etc;
Comportamental > Ocasiões, status, atitude, etc;
Feito isso o próximo passo é posicionar. O posicionamento configura a imagem da empresa e o valor oferecido do produto ou serviço, para que os clientes entendam e apreciem o que a empresa proporciona de valor em relação aos concorrentes. A marca define como que ser precebida, é preciso conhecer bem o público alvo.
São os primeiros passos de uma marca que quer ser bem sucedida e se diferenciar no mercado competitivo, mais pra frente eu falo sobre posicionamento, querer atuar em outros nichos e expandir os negócios, explorando o oceano azul, também requer uma boa estratégia de posicionamento, pense nisso.
Você está bem segmentado e posicionado?
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