Cada vez mais empresas utilizam jogos para selecionar e treinar pessoas, a Gameficação traz diversão em momentos que são sérios e movimenta um setor poderoso que superou em faturamento a indústria do cinema e da música. Em 2010 foram gastos R$58,2 bilhões com software e publicidade para jogos, segundo a consultoria PricewaterhouseCoopers. Nunca se jogou tanto na história. Jogos voltados para a família, os grandes consoles e os games nas redes sociais e smartphones ajudaram a crescer estes números. A empresa de pesquisas Global Industry Analyts estima que em 2015 este mercado alcance R$91,2 bilhões.
Mas o que é Gameficação mesmo?
Segundo o site wikipedia, gameficação é o uso da mec6anica de jogos para aplicações que não são um game ( também conhecido como "funware"). permite encorajar determinados comportamentos, tirando vantagem da predisposição psicológica do ser humano em se engajar em games. Pode ser usada para motivar as pessoas em tarefas que elas normalmente consideram entediantes.
Os games possibilitam algumas vantagens no ambiente corporativo, como antecipar vivências próximas da realidade, rapidez na aplicação do treinamento e o envolvimento que o ambiente lúdico dos games possibilita. É muito mais legal treinar ou resolver uma tarefa jogando do que apenas ler uma enxurrada de palavras em textos que parecem intermináveis, a geração Y e as próximas gerações possuem maior facilidade nestes ambientes, cresceram com a tecnologia.
No banco Bradesco no em 2010, 140 mil pessoas participaram de disputas digitais em alguns dos treinamentos do banco.
Injetar entretenimento em uma tarefa entediante ajuda na motivação do funcionário, porém não é uma tarefa fácil de usar, pois cada empresa possui uma maneira de trabalhar e os jogos que dão certo para uma pode não obter os mesmos resultados em outra.
Os games possibilitam os jogadores a desenvolverem algumas habilidades profissionais como:
Espirito de equipe
Concentração
Foco no resultado
Habilidade para multitarefa
Tomada rápida de decisões
Liderança
Improviso
É um mercado promissor, a publicidade também ganha um bom espaço nisso, os jogos viraram mídia, numa espécie de merchandising, os cenários são boas oportunidades de promover uma marca ou produto, os anúncios são colocados dentro dos enredos e já movimentam milhões no mundo todo. Os jogos em redes sociais também fazem parte, já que para jogar basta apenas ter um computador com acesso a internet.
Alguns dados sobre jogadores no mundo:
60% Homens
30% Mulheres
49% possuem idade de 18 a 49 anos
200 milhões estão na China
183 milhões nos EUA
105 milhões na Índia
fonte: ESA
As categorias mais populares:
19,6% esporte
19,5% ação
15,3% entretenimento familiar
fonte: NPD GROUP
As plataformas mais usadas (em milhões):
Nintendo DS - 146,9
Wii - 86,4
PSP - 67,1
XBOX 360 - 53
PS3 - 49,3
fonte: VGCHARTZ
As vendas no Brasil (em milhões US$):
2008 - 298
2011 - 382
2014 - 498
fonte: pricewaterhousecoopers
Outra maneira de ganhar dinheiro com os games é acumular moeda virtual e trocar por dinheiro real.
Na china, centenas de chineses são pagos para adquirir moedas em jogos que são trocadas por dinheiro real. Os gamers passam horas acumulando moedas virtuais, e menos de 1% de tudo que ele arrecada, fica pra ele.
Este é um assunto que vai dar muito o que falar, muda nossos hábitos e comportamento e dita o futuro. Os jogos nos permite estar motivados e engajados, traz um ambiente legal de treinamento e envolve de maneira efetiva. Os publicitários agradecem por mais um meio de comunicar sua marca e produtos, estar estas plataformas e mídias é essencial para atingir o público alvo de maneira efetiva.
Os jovens agradecem.
Este post foi publicado no Blog Pitacko's do @AlceuCruz, todos os sábados eu publico um artigo lá. Corre pro Blog dar uma olhada no conteúdo, tem muita coisa interessante de marketing.
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