Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Inovar é preciso, o Google enfrentando problemas, perdendo espaço e talentos


Estrela da web desde a década passada, o Google perde espaço e talentos para o Facebook. Como recuperar seu brilho?
A maior empresa de buscas do mundo tem como missão hoje encontra a si mesma, movimentou 22 bilhões em 2010, portanto dinheiro não é problema.
Ser o primeiro nome lembrado em inovação não é algo fácil de conseguir ou que o dinheiro compre, Facebook, Twitter e Apple conquistaram rápido o que foi do Google na época passada e que, o gigante das buscas precisa reconquistar. Nem sua famosa plataforma para portáteis Android conseguiu camuflar a seqüência de más noticias que envolvem o Google, que vai de processos a fracassos com serviços como Buzz, Wave, falhas no Gmail e fracasso nas vendas do Google TV e do Nexus One, junto a tudo isso com o sucesso das gigantes Facebook e Twitter para complicar ainda mais a situação do Google.
O Google enfrenta a forte fuga de talentos para rivais. O Facebook levou até seu chefe de cozinha Josef Desimone e seu vice-presidente para a América Latina, o brasileiro Alexandre Hohagen. A burocratização é um fator que desestimulou alguns funcionários do Google que saíram para abrir suas próprias empresas ou ir para outras empresas de renome.
Com toda essa turbulência, o Google resolveu nomear a Larry Page, seu fundador, ao cargo de CEO da empresa, ocupado antes por Eric Schmidt que conduziu a empresa nos últimos 10 anos e agora vai para o conselho de administração.
Veja alguns dos problemas que  o Google terá de enfrentar para recuperar seu prestígio conquistado na última década:

Emplacar o Google TV
A publicidade para TV animam executivos do Google, porém é um mercado novo e difícil de conduzir, a inclusão de serviços online da empresa não fizeram o barulho esperado e as vendas foram fraquíssimas, o que levou a suspensão da produção de novos produtos.

Focar no Android ou no Chrome OS?
Por que dois sistemas operacionais portáteis? O Chrome OS atrasou, o Ipad emplacou, mas o Android vem bem, este é indicado para aparelhos touchscreen e o Chrome OS para aparelhos com teclado, como notebooks.



Variar as fontes de renda
O Google está cheio de dinheiro, nem a última crise financeira o abalou, porém só as receitas geradas pelos anúncios no buscador não basta, a empresa precisa aumentar seus rendimentos para continuar a oferecer serviços gratuitos e a publicidade no YouTube e Android ajudam neste caso.




Liderança nas redes sociais
Esmagado pelo Facebook nas redes sociais, o Google ainda não desistiu. Com o fracasso do Buzz enfrentar Twitter e Facebook não é tarefa fácil. O Google lançou o serviço Google+1, botão que permite compartilhar conteúdo do site do Google pelas redes sociais, com o serviço os usuários não precisarão entrar nas redes rivais para compartilhar conteúdo e ainda poderão interagir entre Gmail e YouTube.


Evitar a fuga de talentos
Funcionários antigos estão indo para os rivais ou saindo do Google para abrirem suas próprias empresas. Perder peças-chave é ruim mas perder para os concorrentes é bem pior, para contornar isso, Larry Page abriu 2 mil vagas pelo mundo, mas encontrar bons profissionais não é nada fácil.


Aumentar a relevância das buscas
O Google está trabalhando em um novo motor de buscas, ser relevante é o que interessa, para incluir com qualidade e rapidez o conteúdo das redes sociais, já que todo conteúdo destas redes é visível para o buscador. O ideal seria você fazer uma pergunta e o Google responder exatamente o que você está procurando, será possível?




Limitar anúncios de má qualidade
O Google deve melhorar sua plataforma Adwords, que sofre com seu concorrente Facebook. O Adwords pouco fez nos seus mais de 10 anos de existência.





Segurar o avanço da Apple
A Apple superou o Google como a marca mais valiosa do mundo com seus U$ 153 Bi, de acordo com a agência mundial de marcas Millward Brown.
Mesmo não tendo um buscador próprio, a Apple gera tráfego direto de seus gadgets, o Google precisa dos gadgets da Apples e eles precisam do Google, porém não seria surpresa se a Aple entrasse nos negócios de busca.

A briga está boa, o fato é que se torna cada vez mais importante  renovar-se, a inovação anda junto com quem quer estar a frente e isto, todo mundo que está e quer estar conectados almejam. 

Este post foi publicado no PITACKO'S BLOG, do @AlceuCruz, especialista em Marketing e Visibilidade, toda semana terei um artigo publicado lá, acompanhem, o blog tem conteúdo atual em forma de texto, vídeos e Podcast, irado! 

Juntos e conectados, sempre!


@MichelDieps

2 comentários:

Kelly Fernandez disse...

Bem complicado, mas o Google é uma empresa grande, acho que eles vão dar a volta por cima e focar melhor no que eles sabem mais fazer. Publicidade.

Michel Dieps disse...

Kelly,

Concordo, a gestão desta empresa é boa, o Google tem muitas ferramentas de sucesso que ainda não estão nas graças do povo, tudo isso é uma questão de estratégia e controlar os concorrentes é muito difícil, o negócio é focar no que tem de bom.
Obrigado pela visita! =)
Michel