O que leva uma marca como "Coca-Cola"cair tanto no ranking das marcas mais valiosas do mundo?
Ranking das marcas mais valiosas do mundo segundo o site Brand Finance
Com certeza não é a falta de comunicação com seus consumidores e nem de produto, você pode estar no meio do nada ou no alto de uma montanha, se tiver um bar por perto, este, certamente terá Coca-Cola para vender.
“As projeções de crescimento da companhia foram reavaliadas para baixo e isso fez o valor da Coca-Cola cair”, explica Gilson Nunes, sócio e diretor do escritório da Brand Finance no Brasil. “É uma marca centenário, que ficou madura e estagnou diante da concorrência de outros produtos em seu segmento e, com isso, sofre forte impacto de novas tendências de consumo, como a opção dos consumidores por bebidas mais saudáveis”.
A empresa havia previsto isso em algumas regiões onde atua, como por exemplo a aquisição de marcas como a Mate Leão e os Sucos Dell Vale, que estavam retirando boa parte de mercado da Coca-Cola no sul do Brasil. Certo, se tomar suco e viver uma vida cada vez mais saudável faz parte dos hábitos dos consumidores, o que a marca pretende fazer para manter o produto centenário no mercado? O refrigerante de cola preto. Aqui a marca não é líder há tempos, mas este ranking mostra uma deficiência visível, cair de terceiro para décimo sexto, de um ano para outro é considerável.
Associar o produto com hábitos saudáveis e causas nobres é uma tentativa de salvar a marca, não em todas as regiões é claro, mas aqui no sul do Brasil, a tendência está indo para a "vida saudável", e refrigerante definitivamente não combina com saúde.
Outro exemplo é a Nokia, uma das maiores fabricantes de celular do mundo, amargura a posição 94 do ranking. A marca passa por dificuldades em concorrer com Android e Apple. A demora em desenvolver novos produtos fez com que a Nokia perdesse relevância, os aparelhos com tecnologia touch chegaram com força, junto com as lojas de aplicativos que trazem milhares de opções para download.
Acompanhar as tendências do mercado e do consumidor é fator determinante para as marcas, pois, novos produtos que revolucionam o comportamento e hábitos dos consumidores surgem a cada dia. Se marcas como Coca-Cola e Nokia perderam mercado consideravelmente pela falta de um bom planejamento e deixar de cuidar de sua brand, imagine a grande disputa entre as marcas de menos relevância.
A manutenção da marca é algo que é feito constantemente e não é nada fácil, todos os fatores influenciam para sua queda ou crescimento. O posicionamento é algo que muda com o tempo, hoje sua empresa se posiciona de uma maneira para o mercado que muda sempre. Seus valores e metas precisam estar atualizados.
Será que o branding destas duas marcas estão passando percepções e associações corretas com as quais o consumidor se relaciona com o produto ou hábito de consumo? Coca e Nokia deixaram de fazer parte da cultura dos consumidores, deixando de influenciar o comportamento no processo de transferência de valor.
Não ficarei admirado em ver estas marcas novamente no topo do ranking, sabemos que é uma tarefa difícil, porém, é mais fácil chegar ao topo que se manter nele.
@MichelDieps
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