Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2011

Revolução Digital, o consumidor e suas novas capacidades

"Revolução Digital" proporciona ao consumidor e empresas novas capacidades que não possuíam e hoje usam para chegar ao seu objetivo com mais precisão e relevância. Apenas um clique é o necessário para comparar preços e atributos de produtos concorrentes, em segundos se obtém as resposta pela internet. Os consumidores não precisam ir até a loja, ficar perguntando aos vendedores, estacionar o carro, enfrentar fila e é possível ao cliente propor quanto quer pagar por uma mercadoria, uma passagem aérea, etc. O mesmo vale para compradores organizacionais que hoje promovem leilões reversos onde os fornecedores concorrem entre si para obter um pedido.
Quase tudo pode se comprar pela internet, a Amazon por exemplo se diz como a maior livraria do mundo com mais de três milhões de livros, não existe livraria fisíca que chegue perto disso. 
Comprar de qualquer lugar do planeta também é possível, sua empresa pode ter concorrentes em qualquer continente, o consumidor tem mais opções de compra, a barreira das fronteiras se rompe diante dos impostos absurdos, países com preços mais baixos conseguem vender a nível mundial. Fazer seu pedido de casa, 24 horas por dia, sete dias da semana e com o produto entregue rapidamente na sua porta, a facilidade de interação para fazer e receber pedidos fez com que os concorrentes sejam de nível global.
A grande quantidade e informação sobre praticamente tudo fazem da internet uma grande vitrini, pode-se ler quase todos os jornais existentes de qualquer língua, acessar on-line enciclopédias, críticas de filmes e produtos, informações técnicas e outras incontáveis fontes de informação. 

Se os consumidores possuem o poder da informação as empresas não ficam atrás, também usam esta ferramenta para promover seu produto e dar manutênção à sua brand, saber as tendências do mercado e para onde os concorrentes estão indo, é importante manter contato próximo aos clientes e criar soluções mais satisfatórias para as necessidades deles, o mercado não é mais como era antes, está radicalmente diferente em virtude das forças sociais interligadas que criaram novos comportamentos, oportunidades e desafios.


@MichelDieps


Nenhum comentário: