Caçar tendências ou coolhunting, é uma profissão que identifica futuros padrões de consumo, comportamento e atitudes no que se refere a produtos.
Esta profissão teve seu início nos EUA, na década de 90 no mundo da moda, através de pesquisas para identificar os futuros padrões de consumo, diferenciar os estilos e criar tendências.
Este serviço de informação prestado por profissionais e empresas especializadas em previsão de tendências, torna-se cada vez mais indispensáveis para a sobrevivência das marcas que querem se manter competitivas, no topo e diferenciadas.
As novas tecnologias mudaram os rumos desta nova profissão, a internet introduziu fatores fundamentais como a velocidade da informação de dados otimizando a criação, a rede digital torna-se cenário para detectar tendências.
Berlin, capital da Alemanha é atualmente também a capital das tendências. Empresas especializadas estão espalhadas por toda cidade, estudando e criando novos produtos e serviços, também contam com apoios de coolhunters espalhados por diversas cidades no mundo, observando e compartilhando notícias sobre padrões de consumo.
Este movimento está ganhando forma, o coolhunter é capaz de identificar alternativas possíveis com maior probabilidade de dar certo, permitindo as partes interessadas se antecipar, preparando-se para aproveitar oportunidades ou reduzir riscos.
O futuro é construído no presente, fazer previsões e atuar a partir delas pode interferir no resultado e é o departamento de marketing das empresas que executam estas previsões com o auxilio de pesquisas e agências de publicidade.
Este profissional é uma pessoa curiosa, bem informada, atenta, capaz de raciocinar de forma não linear informações desestruturadas.
Ser cool está na moda, existem pessoas e conceitos que fazem parte deste meio. ex:
Earlyadopters, pessoas que gostam de utilizar novos produtos antes da sua massificação.
Os Trendsetters, pessoas que criam moda através do que vestem ou das suas atitudes, exemplo disso é a Lady Gaga.
Out of box thinking, conceito de estar aberto a novas perspectivas, sem ser influenciado pela sociedade. Este é o objetivo dos coolhunters.
Crowdsourcing, significa “Externalizar”, no sentido de aproveitar o trabalho, sobretudo intelectual, através da internet, utilizando o potencial dos milhões de cérebros ligados à rede digital. Exemplo: a Wikipédia.
Coolfarming é o efeito oposto ao coolhunting, promove a criação de tendências mediante um estudo prévio, é o cultivo de tendências.
Um site bacana de tendências de várias áreas como lifestyle, música, artes, gadgets, casa e muitos outros é o THE COOLHUNTER.
Curitiba possui uma escola que proporciona o curso de coolhunter para quem se interessa por esta profissão, é a Lemon School, que fica no bairro alto da xv. Mais informações no site da escola.
Fontes: Revista Super Interessante e livro Cool Hunting da Marta Dominguez.
Gostou da profissão? Sua empresa pode precisar do serviço destes profissionais antenados. O que achou do post? Se curtiu, compartilhe com seus amigos!
Juntos e conectados!
2 comentários:
A grande função do Marketing é criar estilos de vida, utilizando pessoas em destaque "Trendsetters", e criando um efeito cascata nos consumidores, um bom exemplo para isso é o filme indicado pelo Alceu Cruz, Amor por contato, um bom exemplo de Trendsetters.
Bem lembrado Gilson, também indico o filme, está não é uma tarefa fácil, por isso a diferença entre mercadólogo e marketeiro. Criar estilos de vida e hábitos de consumo requer muita dedicação e é muito legal.
abrax
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