Você é o que come, o que pensa, o que faz, suas escolhas ditam sua vida e hábitos, e as empresas e marcas ajudam a criar este mundo onde vivemos. Para ajudar a vocês entenderem um pouco sobre o marketing, vou usar um pedaço de um texto que achei no livro "Administração de Marketing, 12º Edição - de Filip Kotler, o "pai do marketing" que define-o como:
"identificação e satisfação das necessidades humanas e sociais".
-
"Duas adolecentes entram em uma loja Starbucks. Uma vai até o balconista, lhe entrega cupons que dão direito a dois expressos com leite e menta grátis e, por fim, compra alguns bolinhos. A outra se senta a uma mesa e abre seu PowerBook da Apple. Em poucos segundos, conecta-se à internet, graças a parceria da Starbucks com a T-mobile para criar HotSpots sem fio nas mais de mil cafeterias da rede, Uma vez online, a garota consulta no google o nome da banda que tocou a trilha sonora do filme que viu na noite anterior. Surgem vários sites e dois anúncios - um para ingressos da turnê da banda e outro para o CD da trilha sonora e o DVD do filme na Amazon.com. Quando ela clica no anúncio da Amazon, o gigante das ferramentas de busca, o Google, ganha algum dinheiro ( por meio de um programa de remuneração, ele recebe uma determinada quantia sempre que alguém clica no banner de um anunciante). Sua amiga retorna com os expressos. Ela está ansiosa para mostrar o presente de 16 anos que ganhou dos pais - um celular Samsung A220 vermelho-rubi criado por uma equipe de jovens designers coreanos após meses de pesquisa de mercado e grupos de discussão. O telefone parece um pequeno kit de maquiagem e fornece dicas de dieta e sobre como se vestir de acordo com cada ocasião e clima. O display se dobra como um espelho, e nele elas vêem o reflexo de um ônibus que exibe um anúncio gigantesco da nova série da HBO..."
Este cenário mostra um pouco do conceito que ronda nossas vidas no cotidiano, isso não é acidental, tudo é muito bem pensado e planejado por vários setores, para que as necessidades criadas, sejam satisfeitas da melhor maneira possível.
O marketing cria uma necessidade e a supre, lucrando com este processo, porém, mais que vender, o objetivo do marketing é conhecer e enterder o cliente tão bem que o produto ou serviço seja adequado a ele e se venda sozinho.
O marketing se aplica em bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias e se divide em tópicos, sendo marketing pessoal, marketing político, marketing interno ou "endomarketing", marketing de serviços, marketing de massa, marketing social, marketing de relacionamento, marketing de experiências, marketing organizacional, marketing esportivo.
Estamos rodeados por estas ferramentas que ditam nossos hábitos de consumo, dizendo quem somos.
Estamos rodeados por estas ferramentas que ditam nossos hábitos de consumo, dizendo quem somos.
Espero que tenha ajudado a você enterder um pouco sobre esta ferramenta "mágica" e extensa que é o marketing, o objetivo deste post é mostrar um pouco do conceito, para que você entenda como o marketing está inserido nas empresas e em nossas vidas.
Separei alguns links para que você, curioso(a), possa ler mais sobre o assunto.
Gostou do post? O que achou do assunto abordado? Faça seu comentário, gostaria de saber a sua opinião.
Estamos juntos e conectados!
4 comentários:
Gosto muito da definição do saudoso Raimar Richers, um suiço que veio para o Brasil e entre tantas coisas fundou a FGV. Aliás segundos analistas, se ele fosse para os EUA seria considerado uma das 3 maiores autoridades de marketing no mundo,.
Sua definição é clara, simples e objetiva:
Marketing é entender e atender clientes.
Quem puder leia, é gratis:
http://ebooksgratis.com.br/livros-ebooks-gratis/tecnicos-e-cientificos/comunicacao-o-que-e-marketing-raimar-richers-colecao-primeiros-passos/
Abs
Prof. Luciano Castro
Muito bom, simples direto. Só uma errata. É Philip (e não Filip) - assinatura na primeira imagem do post.
;c)
Cacau
Obrigado Professor Luciano,
Ótima dica de livro, vamos devorar este também!
abraço,
Michel
Legal que gostou Cacau!
Obrigado pela visita e a ótima observação, vamos tomar mais cuidado com isso.
Estamos juntos e conectados!
abraço,
Michel
Postar um comentário