segunda-feira, 27 de abril de 2015
Nunca se leu tanto na história e a leitura superficial
Eu estava conversando com um colega meu há alguns dias atras e falávamos sobre como nunca se leu tanto na história da humanidade, achei o assunto interessante e resolvi trazer alguns pontos pra vocês que passam aqui pelo blog.
Quando a gente diz que nunca se leu tanto, de fato estamos em uma era que a quantidade de informação é extremamente maior do que as pessoas tinham acesso a 50 anos atras. Antigamente só lia quem tinha dinheiro para poder comprar um livro, e muito antes os livros eram do poder da igreja e dos milionários na época. As pessoas que não entravam nestas classes tinham que aprender com o boca-a-boca, com os bons contadores de histórias/estórias que compartilhavam seus conhecimentos.
A comunicação e a globalização criaram muito mais pessoas inteligentes do que já houve, temos mais acesso à informação do que qualquer outra geração anterior e um grande problema que assombra nossas mentes, que é o da profundidade. Um planeta com mais leitores e pessoas inteligentes e um hábito de leitura sem profundidade. A internet e todos os meios de comunicação ajudaram a absorção de conteúdo se transformar em algo mais superficial, diferente de alguns anos atras onde o hábito das pessoas era de ler livros e se aprofundar um pouco mais no assunto.
Os diversos formatos de leitura como quadrinhos, livros, revistas, sites, blogs, redes sociais e diversos outros meios de comunicação dificultaram a concentração em apenas um assunto específico. Os assuntos possuem links que levam para outros assuntos de uma maneira assustadoramente rápida e se perder no meio deste labirinto de informações nunca foi tão fácil.
É fácil conhecer pessoas que sabem um pouco de tudo e cada vez mais raro verdadeiros especialistas em apenas um assunto. O fato é que precisamos prestar atenção à comunicação a nossa volta, online e offline, e filtrar apenas o que realmente é relevante naquele momento. K. Anders Ericsson disse que para ser bom em alguma coisa deve-se dedicar cerca de 10.000 horas naquilo, portanto estudar algo do começo ao fim parece ser a receita do sucesso para aqueles que querem se destacar em algo.
A leitura é um hábito diário, no Brasil não temos o hábito de ler, afinal o brasileiro lê em média 3 livros por ano, o brasileiro lê na internet, passa uma boa parte do seu tempo nela. Mas experimente pegar um bom livro e deverá-lo, depois compartilhar o que aprendeu com outras pessoas. A gente sabe que custa caro comprar livros no Brasil, mas desculpas a parte, quem quer aprender algo, usa a criatividade e não mede esforços.
E você aí, está lendo o que agora?
Abraço ;)
Michel
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário