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terça-feira, 17 de julho de 2012

Fidelização, dicas para manter seus clientes.



Sabe aquele local que você vai todo o mês cortar o cabelo? Sem que você perceba aquele estabelecimento o fidelizou. Parece ser fácil mas muitas empresas não conseguem. Fidelização nada mais é que criar clientes fiéis ao seu produto marca ou serviço, um relacionamento de longo prazo, conhecendo o cliente e as suas necessidades e satisfazendo os seus desejos.

Segundo Rose Mary Lopes da Escola Superior de propaganda e Marketing (ESPM), existem 5 estratégias básicas para que o cliente vire “freguês”:

1° Conhecer a clientela. Colete dados como nome, endereço, telefone e histórico de compras, dados básicos. Procure informações sobre o perfil daquele cliente, assim você pode estabelecer um canal personalizado, oferecendo promoções mais adequadas para ele;

2° Estabelecer vínculos. O cliente aprecia ser reconhecido e quer que sua presença seja notada, isto no mundo físico ou virtual, permita que este possa registrar sugestões ou reclamações. É importante o registro das médias de compras mensais, e caso ultrapasse esse valor agradeça com um brinde ou uma bonificação;

3° Identificar os clientes que são formadores de opinião e tem rede de contato significativa, trabalhar para que este seja o seu aliado, isto cabe bem no caso das redes sociais como Facebook e Twitter, utilizando do histórico de compras para oferecer produtos ou serviços que e adéqüem ao perfil deste consumidor;

4° Não tente conquistar o cliente pelo preço, pois depois dificilmente ela aceitará pagar um valor maior, a alternativa é mostrar que você oferece mais que a concorrência agregando valor ao produto ou serviço, um exemplo, se você vende roupa ofereça um ajuste grátis;

5° Invista em redes sociais, é um canal importante para que possa enviar notícias sobre seu negócio, acompanhar opiniões. Apenas tome cuidado para não abusar dos comentários, cansando o cliente, o consumidor deve ter a opção de ser retirado do mailing ou das mensagens assim que quiser.

Com medidas simples, você pode fidelizar o cliente, assim gerando mais lucratividade para a sua empresa e ofertando uma experiência agradável aos clientes.



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