Sabe aquele local que você
vai todo o mês cortar o cabelo? Sem que você perceba aquele estabelecimento o
fidelizou. Parece ser fácil mas muitas empresas não conseguem. Fidelização nada
mais é que criar clientes fiéis ao seu produto marca ou serviço, um
relacionamento de longo prazo, conhecendo o cliente e as suas necessidades e
satisfazendo os seus desejos.
Segundo Rose Mary Lopes da
Escola Superior de propaganda e Marketing (ESPM), existem 5 estratégias básicas para
que o cliente vire “freguês”:
1° Conhecer a clientela. Colete dados como nome, endereço, telefone e histórico de compras, dados básicos. Procure informações sobre o perfil daquele cliente, assim você pode estabelecer
um canal personalizado, oferecendo promoções mais adequadas para ele;
2° Estabelecer vínculos. O cliente aprecia ser reconhecido e quer que sua presença seja notada, isto no
mundo físico ou virtual, permita que este possa registrar sugestões ou
reclamações. É importante o registro das médias de compras mensais, e caso
ultrapasse esse valor agradeça com um brinde ou uma bonificação;
3° Identificar os clientes
que são formadores de opinião e tem rede de contato significativa, trabalhar
para que este seja o seu aliado, isto cabe bem no caso das redes sociais como
Facebook e Twitter, utilizando do histórico de compras para oferecer produtos
ou serviços que e adéqüem ao perfil deste consumidor;
4° Não tente conquistar o
cliente pelo preço, pois depois dificilmente ela aceitará pagar um valor maior,
a alternativa é mostrar que você oferece mais que a concorrência agregando
valor ao produto ou serviço, um exemplo, se você vende roupa ofereça um ajuste grátis;
5° Invista em redes sociais,
é um canal importante para que possa enviar notícias sobre seu negócio,
acompanhar opiniões. Apenas tome cuidado para não abusar dos comentários,
cansando o cliente, o consumidor deve ter a opção de ser retirado do mailing ou
das mensagens assim que quiser.
Com medidas simples, você
pode fidelizar o cliente, assim gerando mais lucratividade para a sua empresa e
ofertando uma experiência agradável aos clientes.
FONTE: REVISTA EXAME
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