Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Startups > O empreendedorismo na internet e a corrida pelo ouro digital.

O Brasil segue uma tendência consolidada no vale do silício, o empreendedorismo digital está em alta por aqui e trás muitas oportunidades para quem tem uma boa idéia pra tirar do papel e atitude . 
As bandas de garagem são trocadas por startups, a evolução tecnológica é o fator importante nesta evolução, o bom preço de software e hardware, aplicações em nuvem e a expansão da banda larga abrem novos caminhos a brasileiros que sonham em fazer história com serviços como Google e Facebook.
Hoje cerca de 73 milhões de brasileiros possuem algum acesso a internet e com o fácil acesso a smartphones, tablets, notebooks e computadores a classe C abre um mercado promissor no Brasil e dá oportunidade a quem quer inovar e crescer.
A maioria dos negócios no Brasil tem menos de um ano, experiência neste mercado não é algo essencial, muitas destas empresas ainda não lucram com seus negócios, hospedam seus serviços na nuvem, possuem de 1 a 5 funcionários e necessitam em sua grande maioria de programadores e analistas, dados estes do Sebrae.
Ferramentas de divulgação na internet, como blogs, mídias sociais e marketing viral ajudam a atingir o público alvo e manter os custos. Para melhor sempre os produtos e serviços e entender a dinâmica de mercado é preciso compartilhar idéias e contar com o feedback dos usuários.
O começo é a definição do modelo de negócio e do público alvo, uma boa equipe ajuda, coragem na hora de arriscar é essencial.
A startup é você, tentativa e erro faz parte, é preciso ter uma boa idéia, planejamento, coragem e arriscar, com atitude e foco, agora é a hora de usar termos que estão em alta como anjo, bootstrapping, cloud computing, crowdfunding, crowdsourcing, customer development, lean startup, mashup, meetup, open sourse, pitch e speed capital.

Coloque a sua idéia pra funcionar e boa sorte!

Nenhum comentário: