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quarta-feira, 8 de junho de 2011

Encantar o cliente interno > Estratégias de endomarketing

Encantar o cliente interno, construir bons relacionamentos, compartilhar os objetivos da empresa ou organização e fortalecer estas relações são alguns objetivos do endomarketing, que se faz cada vez mais necessário para o sucesso das marcas e empresas.
Muitas empresas ainda não possuem ações de marketing para o público interno, as que possuem saem a frente e tem em suas equipes profissionais motivados e engajados nos objetivos propostos. Estamos em um mercado orientado para o cliente, que é conquistado com serviços e produtos excelentes, o cliente interno é o primeiro mercado para uma organização, devem ser tratados como clientes, envolver e comprometer com os objetivos e decisões da empresa ou marca.
O planejamento estratégico é fundamental para que as ações tomem continuidade, isso gera segurança e motivação para o cliente interno. Saber para onde estão indo, quem são os públicos alvo, qual o papel e a importância de cada um dentro da organização, a comunicação eficaz com esse público. Sem o planejamento estratégico a empresa ou marca ficam perdidas, sem rumo e isso desmotiva qualquer um.


As pessoas querem ser tratadas como "gente" e não apenas números, querem se sentir importantes, valorizadas, querem saber o seu papel no sucesso da marca através do reconheciento. É preciso se comunicar com clareza com este público, fortalecer os relacionamentos pessoais, criar uma concorrência amigável, reconhecer os bons talentos e engajar com um propósito. O comprometimento é fator que deve ser trabalhado, as pessoas se ajudam, não se limitam em fazer o que é necessário para a evolução.

Como criar nas pessoas o desejo de dar o melhor de si?

Desenvolver a auto estima, fazer se sentirem importantes, autoconfiança, contribuir para os acertos, ninguém gosta de errar, um bom ambiente de trabalho ajuda no rendimento das pessoas, exemplos disso são as empresas como facebook e google, regras claras e bem alinhas dão segurança.


Um bom exemplo de endomarketing bem feito é da empresa Whirlpool Latin america, multinacional que fabrica as linhas Brastemp, Consul e KitchenAid, onde os funcionários sabem que serão recompensados pelo bom trabalho apresentado e todos tem um objetivo: aumentar sua entrega de resultados.
A empresa investe pesado em desenvolvimento de liderança, os profissionais participam de treinamentos que são divididos em quatro pilares: gestão de pessoas, inovação, consumidor e excelência, cursos que duram em média um ano e também servem para o desenvolvimento e motivação dos funcionários, a Whirlpool procura por funcionários que se destacam, beneficia financeiramente, oferece 50% em bolças de estudo para graduação, inglês, pós e MBA, descontos atrelados ao desempenho de cada um. Em pesquisa feita pela Revista Você S/A em 2010, mais de 90% dos funcionários se identificam com a empresa, 84% se dizem motivados e satisfeitos e mais de 85% aprovam seus líderes. A empresa que conta com mais de 15000 funcionários, destes 400 executivos. Oferece aos seus colaboradores estratégia de gestão, cidadania empresarial, desenvolvimento de carreira, liderança e bons benefícios e remuneração.

O fato é usar o endomarketing para engajar seu público interno e atingir as metas de maneira satisfatória, criando uma boa imagem da marca, na mente dos consumidores, sejam eles internos ou externos, comece por quem está mais próximo de você, seus funcionários e parceiros.

Inspiração da aula de Marketing de Relacionamento e fidelização do Mestre Ivo Dranka.

Comente aí embaixo quais ações de endomarketing a empresa onde você trabalha desenvolve e compartilhe este post com a sua rede.

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