Na era da mobilidade, usar as ferramentas, aplicativos e programas que possibilitam a interação e a comunicação é o fato que une as pessoas, marcas e empresas, a capacidade de responder rapidamente os stakeholders, obter informações de marcado, ganhar eficiência e produtividade chegam de mãos dadas com a mobilidade.
O conceito de mobilidade chegou aos negócios, muda a maneira de vender, geri recursos e melhora a maneira de se relacionar com os clientes. Existem muitas boas ferramentas para fazer parte deste universo e interagir com o público alvo de maneira relevante, o primeiro passo é saber usar estas ferramentas da maneira certa para seu negócio e criar estratégias de comunicação para fisgar a atenção, curiosidade e engajamento do cliente, ser relevante é o caminho para o sucesso.
Informação é essencial, saber o perfil do cliente, seus hábitos e motivações, conhecer bem a concorrência e o mercado em que está inserido, mais subsídios haverá para sustentar as estratégias de marketing.
O GeoMarketing, técnica de estudos de mercado, que utiliza informações associadas a mapas digitais, aliando as ferramentas móveis e o marketing digital, é cada vez mais adotado pelas grandes marcas e corporações, que unindo com a mobilidade, cria novas possibilidades de negócio.
Algumas ferramentas são indispensáveis para a comunicação eficaz com o púbico alvo, eu vou comentar sobre algumas que acho relevante, existem muitas, utilizar todas pode ser sinônimo de sucesso, pois, deve-se usar a ferramenta que seja útil na comunicação eficaz com seu cliente ou público.
Aplicativos > Não precisa contratar fornecedores especializados para usar esta ferramenta nos principais serviços móveis, monitoração de equipes e rastreamento de frotas são bons exemplos de uso dos aplicativos. Apple Store, Android Market e APP Word da BlackBerry possuem milhares de aplicativos como mensagem instantâneas de texto e voz, bons para gerar economia.
Bluetooth > Existe em quase todos os celulares, até o mais simples, Bluetooth é a troca de dados por sinal de rádio. Dá pra impactar todas as pessoas que estiverem em um raio de 10 metros do local, desde que o Bluetooth esteja ligado, podendo escolher se aceita ou não, o arquivo ou mensagem. Dá para fazer promoções, dar descontos,distribuir brindes ou apenas comunicar seu público.
Design > A tela pequena exige outra forma de comunicação diante de telas grandes, como tv's e monitores, desenho e funcionalidade são dispensáveis no campo da mobilidade. A comunicação é geralmente feita para desktop e notebook, no móvel, ter a atenção do usuário é uma tarefa difícil de se fazer, a comunicação precisa ser adaptada para os aparelhos móveis, precisa ser relevante para a pessoa que interage, ter um design agradável e ser fácil de visualizar.
Algumas ferramentas são indispensáveis para a comunicação eficaz com o púbico alvo, eu vou comentar sobre algumas que acho relevante, existem muitas, utilizar todas pode ser sinônimo de sucesso, pois, deve-se usar a ferramenta que seja útil na comunicação eficaz com seu cliente ou público.
Aplicativos > Não precisa contratar fornecedores especializados para usar esta ferramenta nos principais serviços móveis, monitoração de equipes e rastreamento de frotas são bons exemplos de uso dos aplicativos. Apple Store, Android Market e APP Word da BlackBerry possuem milhares de aplicativos como mensagem instantâneas de texto e voz, bons para gerar economia.
Bluetooth > Existe em quase todos os celulares, até o mais simples, Bluetooth é a troca de dados por sinal de rádio. Dá pra impactar todas as pessoas que estiverem em um raio de 10 metros do local, desde que o Bluetooth esteja ligado, podendo escolher se aceita ou não, o arquivo ou mensagem. Dá para fazer promoções, dar descontos,distribuir brindes ou apenas comunicar seu público.
Design > A tela pequena exige outra forma de comunicação diante de telas grandes, como tv's e monitores, desenho e funcionalidade são dispensáveis no campo da mobilidade. A comunicação é geralmente feita para desktop e notebook, no móvel, ter a atenção do usuário é uma tarefa difícil de se fazer, a comunicação precisa ser adaptada para os aparelhos móveis, precisa ser relevante para a pessoa que interage, ter um design agradável e ser fácil de visualizar.
E-mail > Uma das plataformas mais difundidas da comunicação corporativa a facilidade de comunicação que Gmail, Yahoo e MSN trazem para os smartphones, fazem valer a pena do uso destas ferramentas.
Foursquare > Rede social móvel e geolocalizada, funciona com a ajuda do GPS nos smartphones. Fazer o check-in nos locais que frequenta, é uma forma de indicar de maneira positiva o local. Dá pra trabalhar com promoções, baseadas na frequência do cliente, criar campanhas e pesquisas.
iPad > A Apple criou um novo mercado com seu tablet, que possui maior poder de processamento que os smartphones e possibilita maiores aplicações. Existem centenas de aplicativos sendo criados todos os meses que possibilitam gerir recursos e ganhar tempo. Alguns restaurantes já usam o iPad como cardápio interativo, as funcionalidades são muitas, vai da criatividade.
Networking > Marketing móvel e interação com o cliente usando as mídias sociais é uma ótima maneira de divulgar a marca. Redes sociais e mobilidade é uma combinação perfeita, aplicativos tornam o consumidor mais ativo e participativo com a marca. A troca de opiniões de cliente é marca se torna mais rápida e efetiva. O marketing boca-a-boca é uma grande oportunidade de criar um vínculo com o cliente.
SMS > O SMS marketing é muito útil, fácil de comunicar e atingir o público alvo. Promoções e informações são simples usos desta ferramenta. Todos os celulares possuem SMS, dá pra trabalhar com o público interno, informando, gerando motivação ou induzindo ao comprometimento. Algumas rádios fazem promoções com a interação do ouvinte, respondendo para a rádio através de SMS.
Rastrear > Monitorar funcionários e equipes pode ser útil para a sua empresa, graças as tecnologias de GPS e LSB. Se você possui uma transportadora ou representantes rodando por aí, talvez seja interessante usar estas ferramentas para saber que caminhos seus funcionários percorrem, a segurança pode ser fator principal para o uso destas.
Viral > Ação que acontece na internet e se multiplica de forma espontânea. Os próprios usuários espalham a informação. Não existe uma formula segura para o viral, é o sonho de várias empresas terem seus anûncios espalhados pela internet de maneira rápida e gratuita. O conceito se aplica aos aparelhos móveis, para chamar a atenção destes usuários é preciso oferecer benefícios simples, imediatos e palpáveis.
Twitter > Em apenas 140 caracteres você pode compartilhar sua informação para milhares de pessoas e em tempo real. Dá para usar como comunicação entre equipe ou como ferramenta de marketing, se comunicando e divulgando de forma adequada para o público alvo. Os aplicativos móveis para twitter são gratuitos , além dos comentários, alguns aplicativos permitem compartilhar, fotos, vídeos e localização.
Existem muitas outras ferramentas como wi-fi, pagamento móvel, Mapas, On Demand, Qr code, GPS, HTML5, killer app, Java, Compras Coletivas e um a um, todas permitem a comunicação e interação móvel com o usuário. Possibilitando criar novas campanhas, comunicação, conhecer os clientes e seus hábitos de consumo, interagir de maneira rápida e escutar mais o cliente, que quer ser ouvido.
Fonte: Revista PEGN
Toda semana publico um artigo no Blog Pitacko's, do profissional e especialista em Marketing e Visibilidade @AlceuCruz, lá você encontra artigos e informações atuais, de marketing e comunicação. Entre e boa leitura!
Juntos e conectados, sempre!
@MichelDieps
Foursquare > Rede social móvel e geolocalizada, funciona com a ajuda do GPS nos smartphones. Fazer o check-in nos locais que frequenta, é uma forma de indicar de maneira positiva o local. Dá pra trabalhar com promoções, baseadas na frequência do cliente, criar campanhas e pesquisas.
iPad > A Apple criou um novo mercado com seu tablet, que possui maior poder de processamento que os smartphones e possibilita maiores aplicações. Existem centenas de aplicativos sendo criados todos os meses que possibilitam gerir recursos e ganhar tempo. Alguns restaurantes já usam o iPad como cardápio interativo, as funcionalidades são muitas, vai da criatividade.
Networking > Marketing móvel e interação com o cliente usando as mídias sociais é uma ótima maneira de divulgar a marca. Redes sociais e mobilidade é uma combinação perfeita, aplicativos tornam o consumidor mais ativo e participativo com a marca. A troca de opiniões de cliente é marca se torna mais rápida e efetiva. O marketing boca-a-boca é uma grande oportunidade de criar um vínculo com o cliente.
SMS > O SMS marketing é muito útil, fácil de comunicar e atingir o público alvo. Promoções e informações são simples usos desta ferramenta. Todos os celulares possuem SMS, dá pra trabalhar com o público interno, informando, gerando motivação ou induzindo ao comprometimento. Algumas rádios fazem promoções com a interação do ouvinte, respondendo para a rádio através de SMS.
Rastrear > Monitorar funcionários e equipes pode ser útil para a sua empresa, graças as tecnologias de GPS e LSB. Se você possui uma transportadora ou representantes rodando por aí, talvez seja interessante usar estas ferramentas para saber que caminhos seus funcionários percorrem, a segurança pode ser fator principal para o uso destas.
Viral > Ação que acontece na internet e se multiplica de forma espontânea. Os próprios usuários espalham a informação. Não existe uma formula segura para o viral, é o sonho de várias empresas terem seus anûncios espalhados pela internet de maneira rápida e gratuita. O conceito se aplica aos aparelhos móveis, para chamar a atenção destes usuários é preciso oferecer benefícios simples, imediatos e palpáveis.
Twitter > Em apenas 140 caracteres você pode compartilhar sua informação para milhares de pessoas e em tempo real. Dá para usar como comunicação entre equipe ou como ferramenta de marketing, se comunicando e divulgando de forma adequada para o público alvo. Os aplicativos móveis para twitter são gratuitos , além dos comentários, alguns aplicativos permitem compartilhar, fotos, vídeos e localização.
Existem muitas outras ferramentas como wi-fi, pagamento móvel, Mapas, On Demand, Qr code, GPS, HTML5, killer app, Java, Compras Coletivas e um a um, todas permitem a comunicação e interação móvel com o usuário. Possibilitando criar novas campanhas, comunicação, conhecer os clientes e seus hábitos de consumo, interagir de maneira rápida e escutar mais o cliente, que quer ser ouvido.
Fonte: Revista PEGN
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Juntos e conectados, sempre!
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