Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Posicionamento > "Rio de Janeiro, marca registrada do Brasil"


Esta foto acima é da campanha "Rio de Janeiro, marca registrada do Brasil", que o Governo do Estado do Rio de Janeiro criou para engajar a sociedade para um estado melhor e posicionar uma boa imagem do estado diante das pessoas que moram no Rio e de todos.
A campanha apresenta a inovação como marca registrada do Rio de Janeiro e a cidade como marca registrada do Brasil. Os filmes divulgados são narrados por Diogo Villela, Caio Blat, Paulinho Moska e Bebel Gilberto e serão veiculados em TV e cinema. Spots de rádio também foram criados para esta campanha. A criação é da Prole Gestão de Imagem, agência que atende ao Governo do Estado.
Posicionar é a arte de configurar a imagem da empresa, produto, serviço ou marca, que define como quer ser percebida pelo público alvo e para ser bem sucedido é preciso ter o mapa deste público, que já se encontra na mente do cliente potencial. A mente funciona como defesa contra o volume da atual comunicação, que não é pouca coisa, faz uma triagem do que realmente interessa e rejeita a maioria das informações que não importam naquele momento, na verdade a mente só aceita aquilo que se enquadra no conhecimento ou experiência vivida anteriormente e tentar mudar a mente do público alvo é o caminho errado para se posicionar, nesta hora o importante é se concentrar nas percepções do cliente, despresar o lado emissor e se concentrar no lado receptor. O posicionamento é o sistema organizado para encontrar janelas na mente.
É fato que teremos uma Copa do Mundo e Olimpiadas pela frente e preparar as pessoas e o lugar são duas coisas importantes neste momento. 
Reposicionar uma marca não é tarefa fácil, já que ela já está posicionada na mente das pessoas com seus aspectos e qualidades e no caso reposicionar o Rio de Janeiro é tarefa para bons mercadólogos, pois o desafio é criar uma imagem boa do estado e na mente de seus moradores além de preparar-se para receber os "gringos" e uma copa do mundo com qualidade, tarefa que deve ser bem executada no país do futebol.
Os vídeos da camapanha são de 46 segundos com imagens do Rio e temas como: Alegria, paixão, inovação, energia que é representado pelo Serguei. Serguei? quem é esse? brincadeiras a parte, faltou um tema, que você vê no vídeo abaixo: 



A página oficial da campanha é uma fan page do facebook que foi ao ar em 26 de Abril e onde contém informações, fotos e vídeos que podem ser comentados e compartilhados.


E você? o que achou da campanha pra nova cara do Rio de Janeiro?




Nenhum comentário: