Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Banda mais bonita da cidade: Curitiba consolida um fenômeno artístico interativo




Mantras. Repetições. Poesia. Você por um acaso viu o vídeo da Banda mais bonita da cidade??              


A história, uma sensacional sequência de áudio e vídeo de impressionante espontaneidade e alegria de seus presentes, requisito praticamente nulo em vários arranjos e ou produtos que aparecem do grande eixo RJ/SP, (no mínimo as músicas são tratadas um estúdio, equalizadas e produzidas com carinho por especialistas do ramo). Com excelente letra de Léo Fressato, aliado à criatividade e amizade de seus companheiros de vídeo e som, produziram história, não apenas música. Por isso, venho através desse texto explicar para você, principalmente para nós Curitibanos, que prazerosamente assistimos e compartilhamos com orgulho esse vídeo, sobre a importância desse fênomeno para a cidade da Banda mais bonita.

FATO:  + DE 1 MILHÃO DE ACESSOS EM MENOS DE UMA SEMANA NÃO ACONTECE TODO DIA EM TODO O LUGAR DO MUNDO.

Neste momento em que estou escrevendo, segunda feira dia 22 de maio de 2011, o vídeo está na primeira página do YouTube, na primeira página! com 1.478.936 acessos. Além de inúmeros vídeos de Covers, de homenagens Brasil afora, de pessoas que de alguma forma se encantaram pela música. Somando rapidamente, já são mais de trinta vídeos covers. O vídeo foi postado dia 17 de maio. A banda, que não é composta por todos que participam do vídeo, não tinha a menor noção que seria tão ouvida, e exatamente por isso fizeram história. O Brasil se encantou por pessoas bonitas, de uma cidade que passa por uma revolução cultural, sendo assumida hoje por Cabeças Jovens, inteligentes que se esforçam na propagação de atos como "A Oração", que vivem e produzem arte, mais que isso,  criam e mantêm suas tendências. É meu amigo, São Paulo, Rio, Recife e Science, os novos Baianos..... chegou a  vez de Curitiba ser capital Cultura.
A ideia que defendo parte de 318 anos atrás e desencadeia hoje, com o sucesso da Oração. Passa por Blindagem, João Lopes, Lápis, Leminski, e Tátara, ao som do Black Maria, a Relespública, as bandas do Empório,  ao Conservatório de MPB, passa pela FAP, pelo Skuba, pela Pedreira, ao jazz do Wonka, ao som dos Sabonetes, Copacabana Club, às escuras passa por Dalton, nosso vampiro. Passa sim pela banda de seus  amigos, passa pela cidade onde na cidade tem Música. Curitiba sempre  aparentou ter em seu ar Cultural um quê de arrogância, de Europa, de cinza, de cidade fora do cenário. “De Curitiba não sai banda grande, em Curitiba ninguém dá bom dia nos ônibus”, entre outras frases feitas típicas das conversas dos próprios Curitibanos nos seus biarticulados, que, em minha opinião hoje não fazem mais efeito.
Hoje produzimos pro Brasil e pro Mundo ouvir, com nosso jeito de ser e agir como Cidade, assim como é atualmente Berlim na Europa, assim  como a galera no vídeo: Integro, Atual, Diferente, Moderno, Antenado, Espontâneo. Virou Tendência.
A Banda Mais Bonita da Cidade, aliada ao incrível e monótono Ano Novo fora de época, que ocorreu na Praça da Espanha após o Carnaval, ambos fenômenos tiveram o uso das redes sociais, colocam nossa querida Curitiba em um patamar diferente nas veias artísticas do Brasil. Somos agora mais que conhecida, Somos tendência, atualidade. Somos Interativa.

                                                                                                                                 Thiago Alvarenga

O Thiago Alvarenga é mercadólogo e guitarrista da banda Versão Brasileira, este texto foi publicado em sua pagina no Facebook.

Nenhum comentário: